Técnica em vagonite que chamamos de Oitinho - é simplesmente um 8 mesmo. Veja o passo a passo desta técnica fácil e de rápida aprendizagem. Lembre-se: Para centralizar o motivo, dobre o tecido de étamine ou vagonite marcando o meio, formando quatro partes iguais; vinque-o com o ferro ou alinhave na horizontal e vertical, o cruzamento das linhas ou do vinco será o meio. Isto é importante para o motivo trabalhado ter inicio no meio e as sobras do motivo ficarem nas pontas.
Cuidado com a tensão do ponto, se puxar muito a trama ficará "estrangulada", se muito frouxa haverá sobras de fio, é só treinar e acostumar com "sua" tensão no ponto.
1. Após escolher o motivo que bordará, pegue fio por fio da trama repetindo até o ponto desejado para o início do oitinho. Aqui trabalhei em étamine, quando trabalhar em tecido de vagonite, haverá 3 fios em uma trama. Fiz com linha grossa para melhor visualizar.
2. Pule uma carreira para cima e pegue um fio da próxima trama com a agulha.
3. Volte para a trama inferior, inserindo a agulha no fio trabalhado anteriormente e no fio seguinte, formando o ponto oitinho.
4. Repita os passos anteriores quantas vezes forem necessárias para completar a carreira.
5. Terminada a carreira, você medirá outro fio para a segunda carreira. Para medir a linha a ser utilizada dobre o tecido e meça 2 a 3 vezes o tamanho da linha.
6. Como terminar seu trabalho: Ficará bem acabado se retornar com o fio sobre os pontos feitos, para isto pule o primeiro fio da trama em que a linha volta, colocando no próximo, caminhe pela trama até "achar" que está seguro e não soltará. Ou, poderá caminhar com pontos até as bordas costuradas - bainha - se já existir ou deixe as linhas soltas para fazer o acabamento após costurar a borda do tecido. Insira as sobras como mostro na foto abaixo, a sobra do fio estará próximo a bainha, aqui não pois, não trabalhei nada. Não dê nós, nem acabe no avesso, para obter um trabalho limpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário